segunda-feira, 16 de abril de 2012







Princípios Gerais da Administração para Fayol

A Administração, como toda ciência, deve se basear em leis ou em princípios. Fayol tentou também definir os "princípios gerais" de Administração. Como a função administrativa restringe-se somente ao pessoal, isto é, ao corpo social, é necessário um certo número de condições e regras, a que se poderia dar o nome de princípios, para assegurar o bom funcionamento da empresa. Fayol adota a denominação princípio, afastando dela idéia de rigidez, porquanto nada existe de rígido ou de absoluto em matéria administrativa. Tudo em Administração é questão de medida, de ponderação e bom senso. Tais princípios, portanto, são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstancia, tempo ou lugar.





Os Princípios Gerais da Administração, segundo Fayol, são:


CADEIA ESCALAR:


Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do esca

lão mais alto ao mais baixo. É também denominado principio do comando


EQUALIDADES:


Equidade: amabilidade e justiça para alcançar lealdade do pessoal.


ESTABILIDADE DO PESSOAL:


Estabilidade do pessoal: a rotação tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanta mais tempo uma pessoa permanecer num cargo, tanto melhor.


INICIATIVA:


Iniciativa: a capacidade de visualizar a necessidade de uma ação e executá-la sem precisar aguardar ordens superiores.

ESPIRITO DE EQUIPE:

Espírito de equipe: harmonia e união das pessoas em torno de propósitos comuns, que asseguram o sucesso da organização.
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Assim, a Teoria Clássica caracterizou-se principalmente pelo seu enfoque prescritivo e normativa, descrevendo os elementos da administração (funções da administração) e os princípios gerais que o administrador deve seguir na sua atividade. Esse enfoque prescritivo e normativo em indicar como o administrador deve proceder no seu trabalho passou a ser o foco principal da Teoria Clássica.

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Concluindo[...]

"Enfim o trabalho de Fayol é como melhorar a eficiência organizacional a partir da gestão, ou seja ele trabalhou com os altos postos hierárquicos e com uma visão complementar ao trabalho de Taylor e Ford. A ideia básica reside no fato que toda organização tem setores fundamentais que precisam funcionar bem e interagir adequadamente entre si, tanto que ele definiu uma série de princípios denominado Princípios Gerais da Administração que deu um enfoque a mais no setor administrativo, como por exemplo alguns são citados anteriormente e que no geral tem função extremamente importante para ter bom desempenho e interação empresarial. Ele destaca o setor administrativo como ponte forte de toda essa interação e principal responsável pelo resultado final".



alunos: Anne Caroline, Beatriz, Gabriel, Graziella, Jessica Turma 7; Grupo 3

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